sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Previsões Tenebrosas


www.anovademocracia.com.br

Ao acessar o site da Câmara dos Dirigentes Logistas de Goiânia, fiquei estupefado com uma notícia sobre segurança pública, que agora passo a transcrever na íntegra:
"Guarda Municipal poderá ter poder de polícia
Com a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 534/02), na Comissão Especial das Guardas Municipais, as Guardas Municipais estão a um passo de ter poder de polícia. Representantes da Guarda Municipal de Goiânia e todo o País assistiram à sessão de votação, realizada ontem, no Senado Federal, em Brasília. A proposta segue agora para o Plenário da Câmara dos Deputados, onde será apreciada em dois turnos de votação. Favorável à medida, o diretor da Guarda Municipal, Cel. PM Gercy Joaquim Camêlo, afirma que será grande a contribuição da guarda ao Sistema Nacional de Segurança no combate à violência."

Se não fosse caótico, seria hilário. Talvez, em alguns Estados, as guardas municipais realmente estejam preparadas ou se preparando para tal, mas com certeza, em outros, como no Amapá, isso está longe de ser uma realidade.
A guarda municipal de Macapá, através de alguns de seus agentes, vem costumeiramente infringindo as leis que garantem direitos aos cidadãos. Em recente sessão da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado do Amapá, cujo presidente é o Deputado Camilo Capiberibe, foi ouvido o Comandante da Guarda Municipal de Macapá, Senhor Fernando Lourenço da Silva Neto, sobre denúncia feita por estudantes da capital mostrando o despreparo e a truculência dos agentes da guarda em recente episódio ocorrido durante uma manifestação feita pelos alunos. Na citada sessão, foram apresentadas fotos mostrando a violência usada pelos guardas para tentar conter a manifestação. Nas fotos também percebe-se, de forma clara, um dos guardas portando uma arma de fogo - o que é proibido por lei (ainda bem!).
Agora, com essa cômica notícia de que esse tipo de pseudo-policial poderá realmente ter poder de policia, começo a me sentir amedrontado. Será que o Brasil nunca vai entender que somente a quantidade não resolve problema algum? Temos que nos preocupar é com a qualidade, isso sim pode resultar em algo de valor e utilidade para nossa sociedade!

Nenhum comentário: